Atendimento de crianças
Algumas peculiaridades do atendimento de crianças:
-
Entrevistas preliminares com os pais e/ou com outros membros da família da criança;
-
Uso de material lúdico no atendimento (A criança não dispões de tantos recursos, como o adulto, para expor em palavras seus sentimentos, desejos, medos, etc. Através de brincadeiras, desenhos e outras atividades é possível que a criança consiga se expressar de diferentes formas, tornando possível se trabalhar os conteúdos que aparecem durante a sessão.
Atendimento de adolescentes
A adolescência é uma fase onde ocorrem muitas mudanças e alguns conflitos podem surgir. Às vezes a procura por um psicólogo parte do próprio adolescente, mas também é muito comum que os pais procurem atendimento, sem terem conversado com o filho sobre a questão.
É importante que haja diálogo sempre e que o adolescente possa entender os motivos de seus pais estarem procurando alguém para ajudá-lo. Caso ele não saiba como funciona um atendimento psicológico, os pais podem auxiliá-lo a compreender ou marcar uma entrevista com o profissional, para que o mesmo tire suas dúvidas e possa verificar se há uma demanda de análise do adolescente. Impor atendimento psicológico não funciona e pode aumentar ainda mais as resistências com relação à procura de ajuda.
Atendimento de adultos
O tratamento é dividido em sessões e, dependendo de cada caso, podem ocorrer mais de uma vez por semana. Em média cada sessão tem duração de 40 minutos e não há como prever quanto tempo levará para a conclusão do tratamento, visto que cada sujeito necessita de um tempo diferente para elaborar seus conflitos, não existindo soluções mágicas para resolver questões complexas. Trata-se de um investimento com repercussões para a vida toda, já que a análise possibilita um maior conhecimento sobre si e propicia que o sujeito possa criar maneiras de lidar com aquilo que o acomete. Assim, não se pode negar a eficiência da psicanálise e a melhoria da qualidade de vida para aqueles que decidem enfrentar um processo de análise. Nós mesmos, psicanalistas, passamos por esse percurso e compreendemos não só na teoria, como também na prática, os benefícios da psicanálise.
Atendimento de idosos
Em qualquer fase da vida podemos sofrer perdas que precisarão de um tempo para serem elaboradas, entretanto, alguns idosos podem passar por perdas consecutivas, como falecimento de amigos e parentes, perda de alguma funções do corpo (andar, escutar, enxergar, dentre outras perdas que ocorrem na senescência), mudanças na estrutura familiar, perda de uma posição que ocupava na família, etc... Diante de tantas perdas o processo de elaboração do luto pode ser muito difícil para algumas pessoas, sendo aconselhável, em muitos casos, o acompanhamento psicológico.